INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais BRASIL
Sistema de Organização Nacional de Dados Ambientais

• Notícias • Projeto • Equipe • Mapa do Site • Login • AJUDA

Sobre o Projeto SONDA

SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE DADOS AMBIENTAIS

O projeto SONDA tem como principal objetivo implementar uma infraestrutura física e de recursos humanos destinada à montagem e melhoramento da base de dados de superfície necessária ao levantamento dos recursos de energia solar e eólica no Brasil e consequente planejamento de seu uso.

De acordo com o levantamento extensivo realizado pelo INPE e publicado no relatório “Solar and Wind Energy Resource Assessment” (Pereira ISBN 85-17-00002-1 de novembro de 2000), a base de dados de superfície necessária a validação desses modelos é extremamente deficiente no Brasil e em toda a América Latina. Como exemplos temos:

A rede solarimétrica nacional, que contava com 24 piranômetros distribuídos nacionalmente, hoje se encontra totalmente desativada.

Quanto ao levantamento dos recursos solares, temos hoje estabelecida a competência nacional através do modelo BRASIL-SR, entre outros, desenvolvido em conjunto pelo INPE e LABOSLAR e que levou à publicação do primeiro Atlas de Radiação Solar do Brasil (publicado pelo INMET em outubro de 1989). Contudo, sua validação empregou uma restrita base de dados da rede BSRN (Baseline Surface Radiation Network – BSRN/WMO) claramente insuficiente para esse fim.

No que concerne às torres anemométricas, os dados pertencem principalmente à iniciativa privada e, na maioria das vezes, são confidenciais.

Metas

  • Formação de uma base de dados de superfície necessária ao levantamento, avaliação e acompanhamento dos recursos de energia solar e eólica no Brasil através da montagem de quatro conjuntos plataformas/torres de referência de coleta de dados de radiação solar, de vento e meteorológicos em quatro regiões macro-climáticas distintas e de diversas estações básicas de coleta de dados de radiação solar e vento localizadas em locais onde há baixa cobertura de dados de campo.
  • Apoio ao projeto SWERA (Solar and Wind Energy Resource Assessment) no Brasil através das atividades de coleta de dados e inter-validação de modelos de levantamento solar e eólico no Nordeste durante o projeto SWERA.
  • Estudar a variabilidade dos recursos de energia solar e eólica no Brasil em função da climatologia e de mudanças no meio-ambiente, sejam antrópicas ou naturais, através de análises estatísticas dos dados de campo em conjunto com dados de modelos e estudo de séries históricas de dados.
  • Desenvolver e implementar diversos produtos e serviços a serem disponibilizados ao público pela Internet, tais como dados de campo, estatísticas sobre a variabilidade climática e outras informações climáticas destinadas ao setor de planejamento energético público e privado.
  • Formação de recursos humanos na área de interface clima-energia renovável através dos cursos existentes de pós graduação nas entidades participantes.

Justificativa

O investimento em larga escala nas energias solar e eólica no Brasil é inibido pela falta de informações adequadas e confiáveis sobre a disponibilidade e variabilidade desses recursos. A maior parte dessas informações provem do setor de pesquisa básica e climatologia e é consituído por séries incompletas e dispersas. Além disso, tais informações foram coletadas para outros fins que não aquele do setor de energia, portanto constituem uma base de dados inadequada para esse fim. O mecanismo para romper essa barreira consiste no cruzamento de informações climáticas adequadas com outras informações, como a distribuição da rede elétrica, topografia, custo e disponibilidade de outras formas de energia, etc. Com o advento das modernas técnicas de modelamento com base em dados de satélites ambientais, surgiram diversos produtos de levantamento dos recursos solar e eólico no país, muito embora não haja possibilidade de definir corretamente os parâmetros de confiabilidade e incertezas devido a falta da base de dados específica. Este projeto pretende suprir esta lacuna através da recuperação de sítios existentes de coleta desses dados e da implantação de novos sítios em regiões específicas no território nacional. O projeto pretende também melhorar a infraestrutura para formação de um banco de dados e de ferramentas para uso apropriado do setor de energia.

 

 

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Av. dos Astronautas, 1758 - São José dos Campos
SP - Brasil - CEP 12227-010

Webmaster: sonda@inpe.br